Diminuir retenção de líquido: O que é? Como Combater?

Diminuir retenção de líquido

Diminuir retenção de líquido é um desafio e esse problema também é conhecido como edema, de acordo com a Spanish Heart Foundation, é causada pelo acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos.

Esta condição pode ser patológica ou não patológica e é importante saber a diferença entre as duas para poder administrar o tratamento adequado e prevenir o agravamento de outras condições secundárias por falta de diagnóstico.

A diferença é que, quando considerada uma patologia ou condição, pode ser causada por problemas circulatórios, insuficiência cardíaca congestiva e doenças renais ou hepáticas, enquanto, se não for patológica, a causa pode ser uma simples dilatação das veias nos momentos em que as temperaturas são mais altas.

Mas, seja um tipo ou outro, os sintomas são semelhantes, incluindo ganho de peso inexplicável, inchaço nas pernas e tornozelos, aumento da circunferência abdominal ou diminuição da micção e, embora seja considerada uma condição mais comum em idades avançadas, casos podem ocorrer da adolescência.

Diminuir retenção de líquido

Outra das principais causas da retenção de líquidos é a obesidade ou o excesso de peso, mas de acordo com Alejandro Berenguel, membro da Seção de Risco Vascular e Reabilitação Cardíaca da Sociedade Espanhola de Cardiologia:

“não há relação direta entre obesidade e retenção de líquidos, mas é verdade que quem tem quilos a mais tem maior probabilidade de acumular líquidos ”.

A água é o elemento mais abundante no corpo. No recém-nascido representa até 75% do peso corporal e nos adultos entre 50 e 60%, sendo maior no caso dos homens.

No artigo e no vídeo a seguir, Jéssica Hierro, nutricionista-nutricionista da Alimmenta, fala sobre os sintomas e como tratar a retenção de líquidos por meio de uma dieta adaptada.

A água é distribuída em diferentes compartimentos: por um lado, está o líquido intracelular, que é o que está dentro das células, e por outro lado, o líquido extracelular, que está fora das células e que por sua vez se divide.

No intersticial fluido, que é aquele que banha as células e plasma, que é o líquido que faz parte do sangue.

O corpo possui sistemas que regulam e equilibram os níveis de água em nosso corpo e solutos nos diferentes compartimentos, mas quando esse equilíbrio é rompido, pode ocorrer o que chamamos de retenção de líquidos.

Como consequência desse tipo de fato, forma-se um tipo de edema, que nada mais é do que um aumento anormal do volume do líquido intersticial.

Podemos considerar isso como um problema que tende a ocorrer com mais frequência nas mulheres do que nos homens.

Portanto, ao propor soluções para diminuir retenção de líquido não patológica, Berenguer estabelece as seguintes medidas que podemos seguir, como forma de evitar a retenção de líquidos em nosso corpo:

Remédios para diminuir retenção de líquido

Diminuir retenção de líquido

  • A primeira coisa para diminuir retenção de líquido é reduzir o consumo de sódio, uma das suas principais fontes é o sal que utilizamos na cozinha, por isso é necessário minimizar o seu consumo.

  • Evite ficar muito tempo em pé, principalmente em locais fechados e quentes, para que o sangue circule corretamente.

  • Se o paciente tem tendência a reter líquidos, geralmente é recomendado que, ao sentar-se, o faça com as pernas levantadas, para evitar o acúmulo de sangue nas pernas.

  • Outra opção é a ingestão de diuréticos para auxiliar na eliminação de água e sódio do organismo pela urina ou fezes.

  • Um dos mais recomendados é o rabo de cavalo. Este tipo de diurético também possui propriedades regenerativas e adstringentes, sendo um excelente remédio natural para diminuir retenção de líquidos.

Diminuir retenção de líquido: Mudanças na dieta

Diminuir retenção de líquido

  • Além disso, de acordo com a Fundação Espanhola do Coração, existem outras recomendações para melhorar a dieta que também podem reduzir a retenção de líquidos.

  • Quanto aos produtos lácteos, como leite, iogurtes ou queijos, podem ser consumidos sem inconvenientes desde que não contenham sal, reduzindo o consumo de queijos envelhecidos e semi-envelhecidos por possuírem elevado teor de sódio.

  • As carnes, magras e frescas, podem continuar a ser consumidas sem restrições, limitando o consumo de conservas, carnes fumadas, enchidos, patés e qualquer tipo de carne que contenha conservantes ou sal em grande quantidade.

  • Quanto ao peixe, as estipulações são semelhantes às da carne: evite os enlatados, defumados ou salgados, como o bacalhau.

  • Frutas, vegetais e cereais podem ser consumidos à vontade, exceto aqueles que contêm sal, como nozes salgadas ou biscoitos e salgadinhos.

  • No que diz respeito às bebidas, existem certas águas minerais com elevado teor de sódio, pelo que é aconselhável verificar se o tipo que escolhemos contém menos de 50 miligramas por litro.

Finalmente, é recomendado que produtos como molhos (mostarda, ketchup, molho rosa, molho de soja, maionese, etc.), alimentos pré-cozidos ou fast food e qualquer produto que contenha aditivos ou intensificadores de sabor, sejam eliminados da dieta. Desde eles tendem a ter um alto teor de sódio.

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